quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

PAINÉIS DO HOTEL GLÓRIA-(Ponte Nova)

Bem comum no começo do século XX os palacetes, Fazendas, casarões, Hotéis e instituições públicas terem as paredes s ornadas com pinturas. Quanto mais imponente as construções, mais  elaboradas eram os trabalhos artísticos. Muitos artistas viajavam para o interior de Minas executando encomendas dos senhores rico daquela época.
 As representações dos quadros obedeciam ao gosto neoclássico herdados da Europa. Este estilo acadêmico aportou no Brasil com a chegada da Corte Portuguesa fundindo com o tempo com a estética Romântica, daí o ecletismo no tratamento arquitetônico e pictórico.
Em Ponte Nova o Hotel Glória é um exemplo desta influência. Chamam atenção as pinturas no seu interior. Ali estão gravadas cenas românticas, idílicas, que transmitem a sensação do retorno a um mundo idealizado na natureza.Não se sabe quem foi o pintor das obras do Hotel.
 Desgastadas pelo abandono em que se encontra o Hotel, há o risco de se perder este elemento artístico, tão representativo de como a arte era fundamental na composição e decoração  do ambiente. A ação do tempo segue implacável sobre todo o hotel e principalmente sobre esta manifestação de arte e gosto rica de significado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário